Como fazer o seu negócio aparecer no Google

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Categoria: Gestão de Negócios

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Mais do que nunca o seu negócio precisa estar online e você já sabe disso. Já criou um perfil bacana no Instagram, está criando postagens no Facebook e aumentando a visibilidade da sua marca. Porém, você parou para pensar em outro local tão importante quanto essas plataformas? Você sabe como fazer o seu negócio aparecer no Google?

Relevância do Google

Os gigantes do mercado já perceberam a necessidade de estar na primeira página do Google e estão trabalhando para isso, mas os pequenos e médios também podem abocanhar essa oportunidade se começarem agora.

Para se ter uma ideia, 3,8 milhões de buscas são realizadas no Google a cada minuto. Isso significa um número muito grande de pessoas buscando por dados e informações. Você pode perceber este hábito até na sua rotina, quando surge uma dúvida ou a necessidade de encontrar algo, logo você recorre ao buscador.

Por isso, os usuários que buscam por “salão de beleza”, “imobiliária” ou qualquer estabelecimento estão muito mais propensos a fechar negócio do que aqueles que são atingidos nas redes sociais, pois nelas, as pessoas são impactadas enquanto buscam por diversão e entretenimento. No Google, elas realmente foram atrás de você ou do seu segmento.

Cada vez mais as famílias têm acesso a internet e, isto significa, que mais consumidores estão entrando em contato com o mundo digital. Segundo o TIC Domicílios de 2018, mais de 126 milhões de brasileiros têm acesso à internet, isso equivale a 70% de toda população nacional.

E o Google continua sendo o site mais acessado ao redor do mundo, de acordo com o ranking mundial da Alexa. No Brasil, ele ocupa a primeira e a terceira posição. A segunda é dominada pelo YouTube, uma empresa também do Google.

Depois de todos esses dados ficou convencido de que precisa ser encontrado pelo maior buscador do mundo? Então descubra agora as formas de fazer o seu negócio aparecer no Google!

Como fazer o seu negócio aparecer no Google

Não existe só um caminho para aparecer na primeira página do Google e isso é muito bom, pois assim você pode trabalhar com diferentes ferramentas de acordo com o tempo disponível, habilidade e, claro, orçamento.

No blog de hoje, você vai conhecer as 3 formas mais comuns de estar na primeira página do buscador e como fazer isso de forma simples e prática. No final, se você é profissional liberal ou tem algum negócio, preste muita atenção, pois vai encontrar uma ferramenta sensacional que a Gendo proporciona para todos os seus usuários.

Mas calma, vamos primeiro conhecer os melhores métodos para fazer o seu negócio aparecer no Google. Olha só:

SEO (Search Engine Optimization)

Existem 2 formas principais de tráfego na internet, a orgânica e a paga. O SEO (Search Engine Optimization) faz parte do tráfego orgânico e isso significa que você conquista as primeiras posições do Google sem pagar.

O SEO é muito conhecido entre marketeiros e profissionais de tecnologia por ser uma forma de otimizar o seu site para que ele respeite uma série de normas impostas pelo buscador. Assim como a sua empresa, o Google também é um negócio e quer oferecer a melhor experiência para os seus clientes para que ele não seja trocado por outros mecanismos de buscas, ou seja, ele quer apresentar para o usuário os conteúdos ideais.

Assim, quando você vai criar um site precisa respeitar algumas normas para que possa conquistar boas posições, como por exemplo, ter um site responsivo (que se adequa a diferentes formatos de tela), ser rápido, leve e possuir uma URL fácil e relacionada com o seu nicho.

Além disso, o seu conteúdo precisa estar otimizado para palavras-chave, que são os termos que as pessoas buscam no Google, como “Barbeiro em São Paulo” ou “Loja de roupas Copacabana”. Para isso, você pode usar plugins para o seu site que indicam onde o SEO deve ser melhorado e contar com outros profissionais especializados na área.

Google Ads

Depois de conhecer o tráfego orgânico, é hora de saber mais sobre o tráfego pago no Google, que corresponde àqueles resultados que aparecem primeiro. Neste caso, você cria uma campanha de anúncios, define o seu público e outras configurações, determina o orçamento e coloca para rodar.

Os seus anúncios aparecem como links patrocinados, que são visualizados quando alguém realiza uma busca. Também existem outros formatos de anúncios, como banners e vídeos, que são exibidos em áreas especiais e de visibilidade em diversos sites parceiros do Google, como o próprio YouTube.

Essa é uma forma de conversão muito mais rápida que o tráfego orgânico, no entanto, é necessário ter conhecimentos sobre como criar campanhas para utilizá-la, mas é mais barato do que anúncios em veículos tradicionais, por exemplo.

Google Meu Negócio

Essa é uma das melhores formas de fazer o seu negócio aparecer no Google. O Google Meu Negócio consiste em um cadastro que você faz da sua empresa na plataforma e quando alguém buscar por ela ou pelo nicho que atende, o Google mostra um box com informações como telefone, endereço, classificação, fotos, vídeos e localização.

Essa ferramenta é essencial para negócios locais e até beneficiam empresas que atendem várias regiões. Além de divulgar os dados principais, pelo canal, você também pode interagir com clientes e fortalecer a imagem da sua marca.

Para fazer o cadastro é só acessar página inicial do Google Meu Negócio, preencher todas as informações solicitadas e colocar o número do seu celular, que o Google vai mandar um código de verificação. Preencha com o código e pronto, seu pedido foi encaminhado.

Para confirmar o endereço, o Google vai mandar até o local cadastrado uma carta com um código, esse processo costuma demorar no mínimo 10 dias. Depois de receber, é só seguir todos os passos contidos no documento. É totalmente gratuíto e a forma mais simples de garantir um local de destaque no buscador.

Reserve with Google ou Reserve com o Google

Achou todas essas formas de aparecer no Google incríveis? Então olha só essa funcionalidade, que a maioria das marcas não conhece e pode ser uma oportunidade de sair na frente.

Já imaginou se o seu cliente pudesse agendar um horário com o seu negócio só fazendo uma busca pelos serviços que você oferece aí na sua empresa?

Então, isso já é possível. O Reserve com o Google é uma forma de facilitar o agendamento para os seus clientes através do Google Maps e pelos resultados de pesquisa.

Assim, em poucos cliques, sem contato nenhum com a sua equipe, sem precisar anunciar ou investir em SEO, você ganha mais um cliente. Além de ser um novo caminho para fazer agendamento, também é uma excelente forma de automação de processo. E o melhor é que é totalmente gratuíto!

Como utilizar o Reserve com o Google

A Gendo é uma empresa parceira do Google e permite que os clientes do seu negócio agendem pelo maior buscador do mundo de forma muito simples.

O consumidor, que pesquisar por um serviço no Google, terá acesso a todos os estabelecimentos cadastrados no Google Meu Negócio, inclusive o seu. Mas neste caso, se a sua empresa estiver integrada ao Reserve com o Google, ele não só verá as informações, mas terá a opção de agendar. Então, ele só precisa marcar um horário no dia que ele tem preferência no seu estabelecimento.

Já quer começar a aproveitar hoje?

Para utilizar essa funcionalidade, você precisa fazer uma configuração dentro do sistema Gendo. Primeiro, você seleciona os serviços disponíveis para agendamento, e cadastra ou atualiza a sua localização para que o Google Maps capture os dados.

Após seguir esses passos, é só cadastrar o número de celular em Celular do Responsável e pronto. A função já está disponível. Quando o consumidor fizer um agendamento, você receba uma notificação direta no sistema, sem perder tempo e se esforçar, e terá o compromisso marcado na sua agenda online automaticamente.

Se você já é um cliente Gendo, saiba mais sobre o Reserve com o Google clicando aqui.

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A Gendo é uma ferramenta de agendamento online e gestão que oferece uma plataforma completa de controle financeiro, que te ajuda com fluxo de caixa e entrega relatórios sobre o desempenho do seu negócio.

Pelo sistema, que está disponível também na versão mobile, você recebe avisos de contas a pagar, faz a gestão de funcionários, serviços e estoque, calcula comissões, registra códigos de barras, controla os agendamentos, envia SMS, e-mail marketing e muito mais.

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