Como calcular a previsibilidade financeira do seu negócio na quarentena

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Categoria: Dicas de Beleza

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Hoje, vamos abordar todas as possíveis soluções para que pequenos e médios negócios tenham previsibilidade financeira, mesmo em meio a atual crise.

Para começar, vamos desbravar esse conceito e descobrir qual o real impacto desse cálculo na sua rotina de trabalho. Logo em seguida, iremos conhecer os métodos e dispositivos que podem ajudar estabelecimentos comerciais a se manterem estáveis dentro do orçamento estimado.

O que é previsibilidade financeira?

Estar à frente de um negócio exige flexibilidade para se adaptar aos momentos difíceis e aproveitar as situações positivas. O mercado é como uma balança, é instável, mas pode ser previsível quando você tem as habilidades e ferramentas certas.

Logo, o conceito correto de previsibilidade financeira é: a habilidade de calcular as finanças estimadas em determinado período de tempo. Podendo ter uma prévia de despesas e receitas nos próximos meses, ou até anos.

A atual circunstância da pandemia do novo coronavírus é inusitada, porém, ela veio para mostrar a resiliência dos brasileiros e deixar aprendizados importantes. Agora é a hora de se munir com conhecimentos sobre a gestão eficiente, para que assim possamos nos reinventar e vencer as dificuldades.

A fim de estimar corretamente a previsibilidade financeira, é preciso levar em conta todos os fatores que influenciam o orçamento de um negócio. Confira abaixo quais são eles:

Fatores que influenciam na previsibilidade financeira

Sazonalidade positiva, como aproveitar

Vamos imaginar que você seja proprietário de um salão de beleza. Chega em novembro e o telefone não para! Todas as clientes querem marcar um horário para fazer unha, cabelo, maquiagem e tudo o que elas têm direito para se prepararem para as festas de final de ano.

Por conta disso, para aproveitar as altas demandas e faturar mais neste período, você vai precisar contratar mais pessoas para te ajudar no salão, aumentar o estoque de materiais e até flexibilizar os horários de atendimento. Você se prepara com antecedência e consegue aumentar a qualidade dos serviços.

Desse modo, você sai na frente ao oferecer boa infraestrutura em um momento onde todos os concorrentes estão lotados.

Isso é a sazonalidade positiva do mercado. São aquelas datas que alteram a demanda normal do seu estabelecimento e que exigem um plano de ação previamente traçado para atender um maior número de pessoas, sem perder a qualidade.

Sazonalidade negativa, como se preparar

A sazonalidade não necessariamente precisa ser de aumento de trabalho. Ela também se aplica às épocas em que o movimento está baixo. Isso ocorre devido algum fator de origem externa que pode surgir inesperadamente. Como por exemplo, o fechamento dos estabelecimentos durante a pandemia.

Para atravessar essa fase com o mínimo de prejuízos possíveis, é necessário investir em formas de contornar a situação. Isso pode ser feito através de campanhas como venda de serviços a longo prazo.

Você pode oferecer aos seus clientes um plano de fidelização semestral ou anual. Dessa maneira, não irá perder 100% da clientela, pois eles terão um compromisso com você. Quando tomar essa medida, poderá oferecer benefícios, horários e atendimentos especiais para os clientes fiéis, que estarão com você nos períodos de sazonalidade negativa.

Manter-se presente na rotina dos clientes também é importante. Assim, mesmo com as portas fechadas, o seu negócio pode atingir a clientela através das redes sociais. Isso faz com que a sua marca seja lembrada pelos interessados de maneira positiva. Desse modo, quando o isolamento social acabar, as pessoas vão querer ir até o seu estabelecimento.

Ter conhecimento desses altos e baixos te ajuda a estipular quando você pode gastar mais e quando deve segurar as despesas. Logo, estude o calendário para saber momentos de sazonalidade previsível - como feriados e datas comemorativas - além de se preparar para situações inesperadas, tendo mais opções de serviços flexíveis para oferecer aos clientes.

Custos fixos e variáveis

Para calcular a sua previsibilidade financeira, é preciso, primeiro, controlar o orçamento atual. Ou seja, ter domínio dos custos fixos e variáveis do seu negócio.

Esse controle é fundamental na administração de um estabelecimento, tanto durante a crise, quanto em períodos de normalidade do mercado. Desse modo, todos os detalhes são importantes e não podem ficar de fora do seu diagnóstico financeiro.

Nesse sentido, é preciso colocar na ponta do lápis valores como: impostos, aluguel, salários dos funcionários, limpeza e conservação do ambiente, segurança, fornecedores e empréstimos bancários.

Assim, você terá controle dos gastos e lucros. Podendo trabalhar dentro da margem adequada.

Como atingir a previsibilidade financeira

Preste atenção nas dicas abaixo para calcular, com o máximo de precisão possível, o orçamento do seu negócio a longo prazo.

Invista em organização através de uma planilha

Investir em um controle de gastos para organizar suas finanças é um bom começo. Essa planilha não precisa ser feita de maneira tradicional, com papel e caneta, pois hoje temos ferramentas modernas que facilitam esse trabalho, como aplicativos de celular, por exemplo.

Esse é um método eficaz para dar o primeiro passo rumo a previsibilidade financeira. Com uma planilha bem estruturada, você pode mapear onde está gastando mais, quais valores podem ser reduzidos ou eliminados, de onde vem o seu lucro e para onde vai o seu dinheiro.

Nesta planilha, você controla o seu fluxo de caixa, ou seja, as entradas e saídas. Além de saber exatamente qual é o seu capital de giro, que é o valor destinado a manter o seu negócio funcionando.

Tenha um controle rigoroso da inadimplência: 3 dicas eficazes

1º Nada de fiado

Regra básica para se ter uma previsibilidade financeira: não caia nas graças de cliente que diz que vai pagar depois. Isso prejudica o seu orçamento por completo. Além de você possivelmente cair em um golpe, vai ter que arcar com o prejuízo sozinho.

2º Conheça o seu público

Para fazer um controle eficaz da inadimplência, é preciso conhecer o seu público. Quando você conhece a clientela pode estabelecer com mais precisão a quantidade de bons pagadores e de pessoas com potencial para faltar com o compromisso.

3º Invista em campanhas de pagamento à vista

Caso você trabalhe com formas de pagamento diferentes, não sendo à vista, é necessário colocar no cálculo mensal a possibilidade de clientes não pagarem as parcelas que te devem.

Uma boa maneira de evitar a inadimplência é oferecer benefícios para os clientes pagarem na hora, seja no dinheiro ou cartão. Em síntese, você pode fazer promoções, pacotes, descontos e bônus para clientes que pagam os seus serviços à vista.

Conte com plataformas de gestão para fazer a previsibilidade financeira

Quando você calcula a previsibilidade financeira do seu negócio, pode tomar decisões mais assertivas. Uma vez que terá noção de quanto pode pagar e de quanto deve economizar ao longo dos meses.

Neste momento, em que parte dos estabelecimentos devem ficar fechados ou abertos com restrições por conta do isolamento social, ter esse controle do orçamento te possibilita reorganizar as despesas. A fim de manter as contas em dia e continuar pagando funcionários e fornecedores.

Dessa maneira, errar na conta não é permitido, pois há pessoas que dependem de você. Assim, uma plataforma de gestão financeira vai solucionar os erros que possam a vir prejudicar a sua contabilidade. Investir em uma ferramenta digital te ajuda na organização, sem dar brecha para erros.

Com a Gendo, você consegue analisar e cruzar informações importantes para avaliar e acompanhar o crescimento do seu negócio de forma bem simples. Certamente, calcular a previsibilidade financeira através dessa plataforma é a maneira mais prática e assertiva.

Na Gendo, você encontra funções como: Abertura e fechamento de caixa; Cálculo de comissionamento de funcionários; Controle de parcelamento de cartão; Venda de produtos; Alertas de contas a pagar; Controle de pacotes vendidos, dentre outros.

No entanto, a função mais importante para que o seu negócio tenha uma previsibilidade financeira real é a ‘Previsão de faturamento’. Função em que você visualiza gráficos de acordo com os seus agendamentos futuros. Além de ter o real faturado, incluindo os cancelamentos e taxa de inadimplência.

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