O que pequenas empresas podem fazer durante a quarentena

| 3 min de leitura

Categoria: Gestão de Negócios

1585601868 Gendoblog

Muitas pequenas e médias empresas viram a crise do coronavírus como um decreto de falência, mas não é. Embora seja uma situação complicada, porque nenhuma crise é fácil, é possível diminuir os impactos desse período. No blog de hoje, você vai saber o que pequenas empresas podem fazer durante a quarentena.

Com essas dicas, você reduz danos e pode até gerar novas oportunidades de negócio. Não desista antes de tentar e saiba que isso vai acabar e quando isso ocorrer, a demanda vai voltar.

Foque em gestão

Independente de ser um salão de beleza, uma clínica de estética, um estúdio de tatuagem, uma barbearia ou qualquer serviço autônomo, você precisa focar na sua gestão. Essa é a hora de organizar o caixa, descobrir onde você pode cortar gastos e fazer análise financeira.

Muitos profissionais liberais afirmam não encontrar tempo para gerir o seu negócio adequadamente. Com a quarentena e queda de atendimentos, utilize o seu tempo com sabedoria, estude a sua empresa e você encontrará informações essenciais para planejar as próximas semanas e até meses.

Melhore processos, evite desperdícios, não gaste dinheiro com o que não for necessário. Esse também é um momento essencial para negociar prazos com fornecedores e com bancos.

É importante fazer a gestão do fluxo de caixa do seu negócio para não deixar de para pagar seus compromissos fixos, como aluguel e salário de funcionários.

Descubra possibilidades

Essa é a hora de ponderar sobre possibilidades de aumentar o seu faturamento, descubra se é possível criar promoções para produtos que estão parados há muito tempo no estoque, se é possível entregá-los através de serviço de delivery e se consegue ampliar as formas de pagamento.

Se após fazer a análise do seu caixa e descobrir que consegue fazer essa extensão de serviços, divulgue para os seus clientes e demonstre a importância de realizar essa compra nesse momento. Além disso, mostre as vantagens de adquirir os produtos que estão sendo oferecidos.

Mais do que nunca você precisa manter o contato com o seu público. Crie conteúdos relevantes sobre o seu segmento e desenvolva uma demanda sobre esses produtos que você está comercializando. Não desapareça neste momento, é muito importante manter a continuidade de contato ou até intensificá-lo.

Crie pacotes especiais

Uma grande campanha surgiu na internet para ajudar pequenos empreendedores. Muitas pessoas já estão se conscientizando sobre a necessidade de manter a renda de pequenos negócios e continuar consumindo mesmo durante esse período.

Mas como incentivar as pessoas a fazerem isso com o seu negócio fechado?

É possível criar pacotes especiais para serem pagos agora e os atendimentos serão feitos posteriormente a quarentena. Outra ação que pequenas empresas podem fazer durante a quarentena é criar combos. Embora as pessoas não estejam consumindo esses serviços por agora, elas, com certeza, precisarão fazer isso depois.

Sabendo disso, a Gendo criou essa função dentro do aplicativo para você compartilhar com os seus clientes. Nele, eles podem contratar esses pacotes e fazer o pagamento diretamente de casa, sem nenhum contato com você. Basta ter o aplicativo! Essa função nova é totalmente gratuita e já pode ser desfrutada pelos clientes Gendo.

Utilize as suas redes sociais, aplicativos de mensagem e até a funcionalidade de disparo e-mails e SMS marketing da própria Gendo para divulgar as ofertas!

Além dos pacotes e combos, você também pode criar vouchers. Por exemplo, se o cliente compra um voucher no valor de R$ 70,00 pode gastar R$ 90,00 quando a sua empresa retomar as atividades. Embora possa parecer um tiro no pé, é importante lembrar que é hora de repensar precificação, ofertas e margem, é hora de ofertar algo com o valor mais baixo para fazer caixa e sobreviver.

Outras ajudas:

O Sebrae também pode te ajudar nesse momento. A instituição está oferecendo cursos e um portal completo com conteúdos sobre esse período. Você pode acessar clicando nesse link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/coronavirus

Nesse local, você vai encontrar o que pequenas empresas podem fazer durante a quarentena e novas formas de fazer negócios para não ter prejuízos neste momento de crise.

Além disso, vai ficar por dentro sobre novidades do mercado, dicas de gestão e saberá sobre as iniciativas do governo para conter os prejuízos causados pelo coronavírus e auxílios a PME’s nesse momento.

Comentários