BLOG: Como criar um plano de negócio efetivo para minha empresa? Três passos importantes

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Categoria: Gestão de Negócios

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A Gendo trouxe mais um conteúdo a respeito da efetividade nos negócios. Aprenda o que é um plano de negócio, a sua importância e requisitos para criação dentro da sua empresa. O plano de negócios é muito importante para novos empreendimentos ou empresas que não tinham um planejamento.

Muitos novos empreendedores acabam passando por várias dificuldades principalmente nos primeiros meses de abertura do negócio ou por uma possível falta de planejamento. Além de ter ideias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, levantar um planejamento para o futuro da empresa é muito importante. Dessa forma, evitam-se riscos futuros.

O plano de negócios é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e da gestão da empresa.

Mas afinal, por que o plano de negócio é importante para minha empresa?

O plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está ampliando o empreendimento. Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas e inseguranças em que um novo negócio pode ser inserido.

  • Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento.
  • Orienta a expansão de empresas já em atividade.
  • Apoia a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias.
  • Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros.
  • Capta recursos, sejam financeiros, humanos ou parcerias.

1. Como iniciar seu plano de negócios

Conhecimento de atividade - Conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar o local de estabelecimento constituem algumas medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negócio.

2. Análise de mercado

Analisar o mercado é uma das etapas para a elaboração do plano de negócios. É fundamental saber quem são os clientes, concorrentes e fornecedores, além de oferecer quais são os produtos ou serviços que vai oferecer. Definindo seu público-alvo ou nicho de mercado e como chegar a ele da melhor maneira possível, há uma economia de recursos, o que deixa seu objetivo mais assertivo e direto.

Depois de estabelecer o perfil do público-alvo, é importante pensar no posicionamento do seu produto. De que forma ele será visto pelo mercado? É um produto de boa qualidade e com bom custo-benefício? De qualidade e com um preço acima da média?

As informações coletadas vão traçar um retrato do mercado e indicar se a empresa está indo na direção do que desejam os futuros clientes. Os resultados vão ditar as ações de promoção e marketing para a empresa conquistar o público logo no início da atuação.

3. Plano de Marketing

Vamos 'marketar': O Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para que atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 "Ps": Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.

Tudo isso está interligado ao seu negócio e a tudo o que está relacionado a ele. É importante saber o valor que o seu produto carrega, tanto no preço quanto na qualidade, para tomar decisões específicas quando for anunciá-lo. Conhecer o que está vendendo ajuda a convencer outras pessoas a comprá-lo.

Além dos três fatores citados acima, analisar questões financeiras, com um plano, assim como o operacional, e estabelecer a dinâmica também devem ser adicionados na criação de um plano de negócio efetivo.

Agora que você já está por dentro, que tal colocar esse plano de negócio efetivo na prática? Depois conte para a Gendo como foi a sua experiência.

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