Qual é a melhor hora para expandir um negócio?

| 3 min de leitura

Categoria: Gestão de Negócios

blog qual e a melhor hora para expandir um negocio

Assim como não existem respostas únicas para várias perguntas na vida, não há por definição um momento concreto para que uma companhia comece a expandir seu negócio.

Todavia, encontram-se fatores na trajetória de uma empresa que devem ser levados em consideração quando se pensa na expansão do negócio.

E é importante ter a noção de que esse momento pode ser tão importante quanto à criação do seu empreendimento, pois você dará um novo passo e entrará em uma nova fase, que pode garantir ainda mais o seu sucesso ou até mesmo gerar consequências que você não esperava.

Mas calma! Com um bom planejamento e identificação de vantagens para expandir seu negócio no instante certo, você com certeza não enfrentará problemas quando decidir aumentar alguma área da sua empresa.

Por onde começar para expandir seu negócio?

Antes mesmo de você iniciar um plano para expansão da companhia, você deve identificar os sinais favoráveis para a realização desse crescimento ser saudável e não gerar prejuízos futuramente.

Por isso é tão importante saber quando e como expandir seu negócio. Caso ocorra algum erro que não foi previsto, você pode ter sobrecarga de trabalhos, acúmulo de estoque, entre outras consequências possíveis.

Alguns fatores no dia a dia da sua companhia podem mostrar qual é a hora certa para a expansão, por exemplo:

1) O seu negócio já está consolidado no mercado

Além de bater as metas internas da empresa, você também tem fluxo de caixa e já gera lucro há um bom período. Esse é um ótimo sinal de que você pode começar o seu crescimento.

2) A área do seu negócio está em expansão

É preciso analisar se aquilo com que você trabalha não é algo passageiro. Pesquise sobre o crescimento de seus concorrentes e quais são as futuras tendências do mercado, para ver se o seu negócio também se encaixa ou se adequa a um novo perfil.

3) Muita demanda de trabalho

Sabe aquele momento em que parece que você não vai dar conta de todo o trabalho que precisa entregar? Por mais tensa que essa fase seja, ela pode ser um indicativo de que é a hora de expandir seu negócio.

Mas lembre-se: independente da área de expansão, é esperado que a demanda continue aumentando. Por isso, leve em consideração o fato de ter uma equipe consolidada para ajudar nesse crescimento, além de também existir a possibilidade de contratar mais funcionários.

4) Clientes fiéis

Esse é um dos principais sinais de que você pode expandir seu negócio! Quando conquistamos um público, é esperado receber o apoio dos clientes com as novidades da sua companhia.

Além disso, com uma clientela fixa, você pode até tentar expandir seu negócio para um novo público, que tal?

5) Interesse e proposta de terceiros

Seja dos concorrentes ou apenas de indivíduos interessados nos seus serviços, quando recebemos propostas de parcerias, por exemplo, é um fator que impulsiona a ideia de crescimento do negócio.

Contar com o apoio empresarial de terceiros é até mesmo uma forma de expandir sua empresa, pois você estará chegando em um novo público ou até mesmo comercializando produtos diferentes.

Ao expandir seu negócio, você pode contar com a ajuda da Gendo!

A Gendo é uma plataforma de gestão e prestadores de serviços, tudo feito a partir de um sistema de agendamento online para garantir os melhores resultados para o seu negócio.

Garanta praticidade e agilidade no seu dia a dia com a nossa ferramenta. Tenha controle financeiro, auxílio com o fluxo de caixa e entrega de relatórios sobre o desempenho do seu empreendimento tudo em um só lugar.

Pelo sistema, que está disponível também na versão mobile, você recebe avisos de contas a pagar, faz a gestão de funcionários, serviços e estoque, calcula comissões, registra códigos de barras, controla os agendamentos, envia SMS, e-mail marketing e muito mais.

Quer fazer um teste grátis?

Experimente a Gendo por uma semana clicando aqui!

Outros conteúdos que podem te interessar:

Vantagens do agendamento online na quarentena

Como fazer o seu negócio aparecer no Google

Como aumentar os lucros da empresa

Comentários